Inspeção Manutenção das vias verticais do Parque da Juventude
Aconteceu hoje dia 23/09/2021 a inspeção e manutenção ordinária do:
-cabo de aço da tirolesa, incluindo fixação, tensionamento e estado geral do cabo e dos clipes.
-Sistema e pontos de ancoragem do Rapel, observando estado geral, desgate, firmeza entre outros
-Na escalada a inspeção foi realizada em data anterior, observando estado das agarras, fixação das agarras, estado de sustentação da fixação do tope roupe e sistema redundante.
Este trabalho foi realizado pelo Tiago, coordenador de Esportes radicais geral com apoio dos Operadores de Esportes Radicais com cordas e cabos, Julia, Wendel Mineiro, Gabrielle, Gustavo, Debora, Elisangela, Francisco Gabriel, Alexandro e Athalie, Folguistas Caio e Sarah.
A equipe de operadores do Parque da Juventude foi montada pela AMPAFAN, a partir de uma rigorosa seleção e todos passam por reciclagens periodicas, foi montada com alundos oriundos do Curso de Organização Esportiva da ETEC de Esportes de acordo com a aplicação no componente de Esportes Radicais, além de fazerem os cursos ligados a organização e desenvolvimento de atividades de Rapel e Escalada, devem conhecer os diversos nós utilizados no cotidiano das atividades; bem como conhecer as NBR NR 35 trabalho em altura e NBR NR 15285 Competencias Minimas do Condutor.
Mutirão de limpeza na Represa Paiva Castro Mairiporã SP.
Aconteceu hoje dia 23 de setembro durante todo o dia e pela decima terceira vez o mega mutirão para limpesa da represa, foi uma ação em conjunto como as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, e Mairiporã, mas tinha gente de todo lugar, como Atibaia, Francisco Morato, Mauá etc. Até o meio dia já havia sido retirado quase uma tonelada de lixo, entre pneus, bancos de carro, sacos e garrafas plásticas, muito vidro e muitas outras coisas. Além das forças institucionais locais, como GCM, Bombeiros, defesa civil, Pessoal do Parque do Juquery, representantes da Prefeitura de Mairiporã, como o Secretario de Turismo de Mairiporã, Fernando Brilha Brandão; entre outros.
Também se fizerem presentes representantes de Sociedade Civil organizada como a APA, Associação de Paradesporto de Atibaia, na figura do Ivan seu presidente, o Proprietario da Empresa Piratas de Mairiporã, Vitor que também auxilia na organização do evento, Prof. Chiquinho representando a AMPAFAN, Associaçao de motociclistas e muitas outras pessoas que com as suas presenças ajudaram a dar mais brilho ao grande evento. A sabesp uma das grandes organizadoras forneceu entre oputras coisas a alimentação com um delicioso almoço servido no clube de funcionários da empresa. Parabéns aos Organizadores, envolvidos e participantes do evento. Que este evento tenha uma vida longa.
Além de seus projetos sociais, a AMPAFAN, desenvolve várias atividades, sempre priorizando o bem estar e o bom atendimento , entre nossos clientes, estão, prefeituras, clubes, Instiuições de ensino, Indústrias, entidades sociais e pessoas comuns. Se você acredita na força educativa da atividade de Aventura faça-nos uma consulta.
- Locação, montagem e monitoria de tirolesa, arborismo, rapel e parede de escalada em Instituições de ensino, prefeituras, clubes e empresas.
- Elaboração e desenvolvimento de projetos sociais que garantam direitos constitucionais do cidadão em especial o da criança e adolescente, do Idoso e dos das pessoas com deficiência física e que, divulgue e democratize da atividade Física de Aventura na Natureza, enquanto potente ferramenta de educação.
- Cursos e palestras visando a disceminação da Atividade de Aventura.
- Trilhas ecológicas.

- Oficinas e clínicas nos temas da Aventura.
- Atividades práticas de Aventura com objetivo de lazer.
Já prestamos serviços para ;
-Faculdade Anhembí Morumbi
-Faculdades Fama
-Faculdades Ribeirão Pires
-Faculdade UNIABC
-Faculdade Anhanguera (Osasco)
-Colégio Arbus ( São Bernardo
-Clube 1º de Maio (SantoAndré)
-Clube Sultan (São Bernardo)
-ADC Petroquimica
-Serviço Social da Indústria -SESI
-Prefitura de Mauá
-Sistema Brasileiro de Televisão - SBT
-Disney Production
CURSO BÁSICO DE RAPEL
Este curso tem duração de dois dias acampado onde o participante conhecerá o histórico do rapel, equipamentos, nós, orientação com bússola, etc. o que proporcionará ao participante uma nova opção de lazer. estão inclusos no curso a apostila, certificado, alimentação e camiseta. Esta é a atividade ideal para quem gosta de aventuras radicais no estilo do programa no limite e outros do gênero, e tudo com muita segurança. Conteúdos do curso básico de rapel Breve histórico do rapel Equipamentos Nós Ancoragens Técnicas de descidas Medidas de Segurança Operações com bússola arborismo
Canoagem com caiaque
Com o objetivo de oferecer mais uma atividade esportiva voltada para a educação em contato com elementos da natureza , além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, a prefeitura de Mauá, por meio da AMPAFAN (Associação Mauaense dos Praticantes de Atividade Física de Aventura na Natureza), oferece gratuitamente aulas de canoagem. As aulas acontecem no Poliesportivo Celso Daniel, atrás do Paço Municipal, que além da canoagem oferece outras modalidades esportivas.
Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha autorização do responsável ,se menor, as limitações físicas da canoagem são dadas pelo próprio aluno. A modalidade traz inúmeros benefícios a

o praticante. "Oferece uma melhor qualidade de vida, melhora na parte física, cardiorrespiratória, emocional como a perda de alguns medos, o controle da ansiedade, diminuição do estresse, ganho de equilíbrio e lateralidade, e tem muitas outras vantagens em se praticar canoagem".
Caiaques e suas origens
É impossível falar de caiaques sem falar de canoas pois na minha humilde opinião o caiaque é só um modelo de canoa. Segundo pesquisadores o provável surgimento de canoas apontam entre os séculos 8.000 e 4.000 A.C. na áfrica e Ásia. A evidencia arqueológica mais antiga sobre canoa tem cerca de 6.000 anos na suméria, há ainda registros da utilização de canoas por egípcios no século XV a,c, já os
esquimós preferiam as canoas fechadas com pele de animais e construído com ossos de animais, estas seriam as primeiras versões de caiaque que se tem conhecimento até então ferramentas utilitárias, com objetivo de Lazer foi construído pela primeira vez por um escocês ( John Macgregor) no século XIX .O primeiro caiaque construído no Brasil foi em 1943 em Estrela no RGS por José Wingem. A primeira fabricação em ? grande escala? no Brasil se deu em 1970 em São Paulo por Leopoldo Ávila, baseada em um modelo turismo de 1960 trazido por ele da Inglaterra, multiplicando-se daí pra frente inclusive os fabricantes, em 1980 surge a Associação carioca de canoagem, em 1985 a primeira semente da CBCa- Confederação Brasileira de Canoagem foi plantada com o surgimento da Associação Brasileira de Canoagem. Segundo a CBCa o esporte canoagem é disputado em dez modalidades: velocidade, slalon, adaptada, caiaque pólo, descida, maratona, Oceânica, caiaque surf, rafting e rodeio, cada embarcação é peculiar a modalidade, já a Federação Internacional de canoagem apresenta estas e mais duas oficais, a Dragon boat e canoe sailing ( canoa a vela). Nas Classificações K1 K2 e K4 para caiaques , C1 C2 eC4 para canoas e R4 e R6 para botes. Além do benefício de um contato direto com a natureza mesmo em ambiente artificial, a prática com caiaque pode promover melhorias no condicionamento cardio- respiratório, coordenação motora, fortalecimento muscular de costas, peitoral, abdominal, eretores da coluna, braços, além de promover a socialização, cooperação e , segundo a minha esposa queimar calorias podendo ocasionar a perda de peso corporal. Nesta quinta feira dia 11 de julho formatura do curso de canoagem realizado em Mauá. O evento se dará na Marina do Clube Nautico TAHITI em Ribeirão Pires com apoio do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo.